O marketing de relacionamento é muito falado hoje em dia e muitas empresas se propõem a tentar fazê-lo, mas poucas são as que realmente conseguem trabalhar bem o seu banco de dados.
Quando fazemos compras ou utilizamos serviços, as empresas frequentemente nos pedem nossos emails, telefones, celulares, endereços. Mas quantas efetivamente enviam algum email, ligam ou mandam mensagem de texto? Quando isso acontece, provavelmente segue um dos seguintes caminhos: ou fazem alguma ação pontual, fora de contexto e narrativa e nunca mais estabelecem contato, ou mandam a mesma mensagem a todos os seus clientes, sem qualquer segmentação, como se fôssemos todos iguais, com o mesmo comportamento de compra e com as mesmas expectativas.
Para o personal trainer, não deve ser diferente. Praticar o marketing de relacionamento significa aumentar os pontos de contato com seus clientes. Isso mesmo, o seu contato com seus clientes não deve se restringir às aulas, mas deve passar também por contatos telefônicos, via email, site e redes sociais.
Você incrementa o seu relacionamento quando está em permanente contato com sua base de dados. Seja para conscientizar, seja para dar um feedback, receber um feedback, dar um retorno sobre uma reclamação, comunicar sobre as novidades em seu serviço, parabenizar pelo aniversário.
Em simples palavras, lembre-se de quem lembrou de você, dê atenção a quem lhe deu atenção, ajude para ser ajudado. Num mundo moderno e competitivo como o atual, para que você permaneça na cabeça e no coração de seus clientes, é preciso estar presente, é preciso ser relevante, relacionar-se. Com mais contatos de qualidade você incrementará seus relacionamentos.