Esta semana, em conversa casual com um profissional de marketing digital, desses que agora estão por aí em abundância, falamos um pouco sobre a SBPT (Sociedade Brasileira de Personal Trainers), e em determinado momento ele me perguntou:
“Mas por quê vocês não fazem uma promessa do tipo: Personal, ganhe mais de R$ 10.000,00 por mês… ou algo como: Personal, você quer ganhar mais de R$ 10.000,00 (ou outro valor qualquer) mensais?”
Eu respondi a ele de uma forma sucinta no momento e senti claramente um ar de “ah, você não entende como é o processo mesmo”.
E depois decidi escrever sobre isso, o que estou fazendo agora. O papo rápido e informal me alertou para a importância de, em um mundo sufocado de mensagens, ofertas e apelos irresistíveis, explicar aos profissionais que nos conhecem e aos que venham a nos conhecer, porque não fazemos esse tipo de promessas de ganhe tanto, conquiste tantos clientes em X semanas, etc.
Não usamos esse tipo de apelo para nossa Certificação, nem para atrair novos membros para a SBPT. E aqui vão os motivos:
1) Nosso objetivo é ajudar os personal trainers que se tornem membros da SBPT a serem os melhores PROFISSIONAIS do mercado. Profissionais no sentido de que suas carreiras sejam pautadas e conduzidas com o máximo de PROFISSIONALISMO possível. Por isso, aqueles que se tornam membros, passamos a chamar de PROFESSIONAL TRAINERS;
– Personal Trainers há mais de 100.000 no Brasil. Os que são realmente profissionais, infelizmente são poucos. E não por culpa deles (ok, em alguns casos é culpa do profissional mesmo). As faculdades de Educação Física não preparam os que saem de seus bancos para ter o domínio de sua própria carreira;
– E quando falamos de carreira, não estamos falando de recursos/conhecimentos técnicos. Já me manifestei diversas vezes e a própria SBPT defende que o personal trainer brasileiro é o melhor do mundo, pois tem uma formação obrigatória de 4 anos, o que não acontece em quase nenhum outro país, mesmo nos mais desenvolvidos;
– Mas ser PROFISSIONAL de verdade e saber conduzir sua carreira não se refere à qualidade técnica. Refere-se sim à percepção de profissionalismo que os clientes, as pessoas que contratam o profissional, tenham dele;
– Quantos são os personal trainers do Brasil que conhecem marketing o suficiente para fortalecer sua posição e sua “marca”? Quantos sabem vender o próprio trabalho de forma profissional, consistente e pelo valor que julgam adequado? Quantos sabem tornar legal, do ponto de vista jurídico, sua atuação e sua relação com os clientes, para que esses tenham respeito pelo profissional como tem por um médico, ou outro profissional liberal? Quantos são capazes de levar seus clientes a uma transformação duradoura e mantê-los por longos anos?;
2) Hoje, na internet, e com o impulso da pandemia, há centenas de promessas de altos rendimentos para o personal trainer. A maioria são profissionais que tem uma metodologia DE TREINO, que se usada pelo personal que fizer aquele curso, irá lhe trazer milhares de reais.
– bem, tudo é possível e não há como saber se isso irá acontecer ou não. E é esse o problema. Nós jamais prometemos a nenhum de nossos novos membros que ele/ela iria faturar tanto ou conquistar tantos clientes. Porque se UM ÚNICO deles não chegasse ao resultado prometido, nos sentiríamos péssimos. Simples assim, a velha e boa consciência;
– você deve incomodar-se quando vê uma chamada do tipo: Emagreça 12 kg em 1 mês. E se o cliente não alcança o resultado, o que faz quem prometeu? Coloca a culpa no cliente! “não seguiu o plano, não comeu direito, bla bla bla”. Você acha isso justo? Ético?;
– o que prometemos é que o novo membro será muito mais profissional do que antes, e entenderá os conceitos e práticas necessários para conduzir sua carreira com confiança e profissionalismo;
– apesar disso, são inúmeros os relatos de nossos membros de alcançarem os 5 dígitos de faturamento, dobrando e até triplicando seus ganhos. Ótimo para eles. O que nos orgulha não é isso. É olharmos o impacto que o profissionalismo dos membros tem na vida dos clientes, e sua paixão renovada pela carreira que escolheram;
3) Não gostamos de fazer o que todo mundo faz. Desde o dia de sua fundação, do 1º Congresso Brasileiro de Personal Training, da criação da Certificação Nível 1, do Prêmio Personal Trainer do Ano, da formação do Conselho Consultivo, até o recentemente lançamento da Certificação Nível 2 com um conteúdo absolutamente inexistente em nenhum outro lugar, a SBPT sempre foi pioneira e sempre foi imitada depois (o que nos dá uma pontinha de raiva, mas de orgulho também).
– se a moda agora é 6 em 7, Personal R$ 15 mil, 5 em 7, o cacete em 12 (e não há nada intrinsecamente errado com isso), nós vamos nos manter fiéis aos princípios e ao propósito que nos une desde o início: uma entidade “que congrega um número LIMITADO de profissionais, com o intuito de fortalecer a imagem e disseminar o treinamento personalizado de qualidade na sociedade, educando, assessorando e promovendo seus membros, que nomeamos com muito orgulho Professional Trainers.”
PORTANTO:
– se você quer fazer mais um curso técnico e acredita que isso irá mudar sua carreira, vá em frente;
– se você quer acreditar nas promessas monetárias, e que uma delas irá ser “a chave” da virada para você, vá em frente;
– se você acha que aprender a fazer posts no Instagram sem conhecer os princípios básicos de marketing e posicionamento irá mudar tudo para você, vá em frente;
– mas se você quer se tornar um verdadeiro PROFISSIONAL, assumindo o controle e a responsabilidade por sua carreira, VENHA PARA A SBPT. Somos e sempre seremos poucos (3% lembra?), mas fazemos a diferença para você e para as vidas que você toca com seu trabalho. E a segurança financeira, o reconhecimento, o tempo com a família, também vem. Como consequência, como resultado da sua competência e paixão pelo que faz.
Para se inscrever na Certificação Nível 1 da SBPT, clique aqui.
Para saber como tornar-se Membro SBPT, clique aqui.
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